4 Coisas que impedem ser cheio do Espírito Santoprocurando saber o que é ou como ser cheio do Espírito Santo, mas antes quero te convidar a pensar em uma coisa: para que encher-se do Espírito de Deus?
O primeiro passo é reconciliar-se com Deus por meio do perdão de teus pecados!
Sem isso, sem Espírito Santo!
Então, disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e seja batizado cada um de vós, no nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38 KJF)
O arrependimento foi praticamente a primeira e a principal mensagem do evangelho que o Senhor começou a pregar, e deve ser nossa primeira experiência com Deus também! (Mt 4:17; At 17:30; 2 Co 5:18-20).
Certifique-se a tua comunhão com Deus através do arrependimento, confissão e abandono de teus pecados! (1 Jo 2:8,9; Pv 28:13)
Após isso, existem 4 coisas que nos impedem de enchermo-nos do Espírito Santo, leia abaixo e peça ajuda de Deus para libertar-se delas o quanto antes!
“Pré-conceito” significa uma ideia ou opinião antecipada, preconcebidasem um conhecimento, análise ou reflexão sobre o assunto, sendo sinônimo de prenoção.
Trata-se de um conceito, opinião ou julgamento predefinido que impede que o aprendizado de uma coisa nova/correta entre na mente.
Em João 7:37-39 o Senhor Jesus prega Sua mensagem afirmando que aquele que crê nEle não só receberia, mas também seria cheio do Espírito Santo e de vida! Ele disse:
… Se algum homem tem sede, deixai-o vir a mim, e beber. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu ventre fluirão rios de água viva.(Mas isso ele falou do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado).
Diante disso, os líderes religiosos, que tinham vários “pré-conceitos instalados” em suas mentes com relação ao Messias, não creram em Jesus, mesmo tendo eles conhecimento das profecias bíblicas.
Isto naturalmente os impediu de receberem o Espírito Santo e de, consequentemente, serem cheios dele!
Em João 7:45-52 o discurso dentre os líderes religiosos e doutores da lei sobre Jesus continua, se era Ele o Messias ou não; e no final, sendo teimosos em manter seu preconceito sobre o Senhor, eles finalizam a discussão dizendo:
Examina e vê; porque da Galileia não se levanta profeta.
As vezes Deus quer nos corrigir de “pré-conceitos” que temos em nossas mentes, a fim de nos purificar e nos encher de Seu Espírito através da aprendizagem mais profunda da Bíblia Sagrada, mas nós somos relutantes em mantê-los, achando que estamos certos, mesmo se baseando (de maneira rasa, superficial) na Bíblia.
#2 O preconceito também impede até mesmo receber o Espírito Santo.
A palavra “preconceito” tem pelo menos 2 significados, o primeiro você viu mais acima, agora neste caso o preconceito é a discriminação, rejeição/desprezo a algo ou alguma pessoa.
O Senhor Jesus também foi tratado com desprezo por seus irmãos, filhos de Maria e José, e sofreu incredulidade ao pregar/evangelizar as pessoas de Nazaré, onde ele fora criado (Jo 7:1-7; Mt 13:53-58).
Deus usa diferentes meios e diferentes pessoas para falar conosco, porém não poucas vezes nosso orgulho e soberba não permite que aquela correção/palavra de Deus entre no nosso coração.
Deus certamente quer nos encher de Seu Espírito! (Lc 11:9-13) Mas para o recebermos e sermos cheios dele, precisamos nos esvaziar de nosso ego e aceitarmos o ensino que Deus está ministrando a nós!
Se a Palavra de Deus não entrar no nosso coração e nos transformar, jamais receberemos Seu Espírito! (Tg 1:21,22; 4:6; 1 Pe 5:5; Rm 12:2)
#3 Falta de esvaziamento de si mesmo impede muito ser cheio do Espírito Santo.
Grave isso: Quem está cheio de si, não pode encher-se de Deus!
Mas como alguém pode esvaziar-se de si mesmo? O próprio Senhor Jesus ensinou isso, dizendo:
E dizia a todos eles: Se algum homem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e diariamente tome a sua cruz, e siga-me.Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, este salva-la-á. (Lucas 9:23-24 KJF)
É importante ainda notar que no versículo acima o Senhor não nos deu só um ensinamento/mandamento, mas Ele mesmo colocou-se como exemplo disso! Pois não esvaziou-se Ele de sua glória para se tornar ser humano, levar sobre si os nossos pecados, morrendo na cruz, e assim nos salvar?
E ele lhes disse: Os reis dos gentios exercem senhorio sobre eles, e os que exercem autoridade sobre eles são chamados benfeitores.Mas não será assim com vós; mas o maior entre vós será como o menor; e quem governa, como quem serve.Porquanto qual é maior, quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Mas eu estou entre vós como aquele que serve. (Lucas 22:25-27 KJF)
Gálatas 5:24 mostra exatamente o modelo do filho de Deus que esvazia-se de si mesmo assim como Cristo se “esvaziou” de si; enquanto que 5:25mostra como que, depois do esvaziamento, torna-se apto a encher-se e ser guiado pelo Espírito Santo.
Para você encher-se de Deus, deve antes esvaziar-se de si mesmo!
Outras leituras sugeridas relacionadas ao Espírito Santo:
- O poder do Espírito Santo, por Billy Graham.
- Bom dia, Espírito Santo: A busca de um relacionamento profundo com o Pai e o Filho, por Benny Hinn.
- Redescobrindo o Espírito Santo. A Presença Santificadora de Deus na Criação, na Redenção e na Vida Cotidiana, Michael Horton.
#4 Se você ganhar uma Smart TV de 50″, vai continuar assistindo a TV de tudo antiga de 14″?
Se a sua resposta para a pergunta acima foi Não, então entenda que Deus também não precisa de nenhuma prática da nossa velha natureza pecaminosa e completamente vazia de seu Espírito!
Porque os que são segundo a carne, têm a mente nas coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a mentalidade carnal é morte; mas a mentalidade espiritual é vida e paz.Porquanto, a mentalidade carnal é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem de fato, pode ser.Então, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:5-8 KJF)
Por isso, desfaça-se de uma vez por todas do velho coração, das velhas práticas e da velha aparência má e pecaminosa com seus vícios e maus hábitos! (Ef 4:17-24)
Leia Efésios 4 à partir do versículo 17 e todo o capítulo 5 para ver como o cristão cheio do Espírito Santo deve viver habitualmente. Leia procurando corrigir-se com cada palavra contida ali.
Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, (Efésios 5:8 KJF)
Para continuar se enchendo do Espírito Santo e manifestando a presença de Deus com poder ao mundo, você deve estudar a Palavra de Deus focado(a) em teu chamado também!
… a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum. Mas todos estes [dons] e o mesmo Espírito trabalham estas coisas, repartindo a cada homem separadamente como ele deseja.Porque por um Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, … e a todos foi dado beber em um só Espírito.Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons … (1 Coríntios 12:7,11,13,31a KJF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário